Coreia do Norte ameaça cancelar armistício com vizinho do Sul

Foto Reprodução

Norte-coreanos reunidos em Pyongyang celebram terceiro teste nuclear realizado pelo país

A Coreia do Norte realizou nesta terça-feira, dia 5, uma ameaça de cancelar o armistício que mantém com o país vizinho do Sul desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. Segundo os nortistas, o acordo de cessar-fogo poderá ser anulado caso os Estados Unidos e a Coreia do Sul prossigam com um exercício de guerra que está sendo realizado no país.

Em entrevista à agência de notícias KCNA, um porta-voz do Comando Supremo do Exército Popular Coreano (KPA) falou sobre o conflito. “Vamos anular completamente o armistício coreano”, disse. “O exercício de guerra que está sendo feito pelos Estados Unidos e pelo seu fantoche Coreia do Sul é um ato de destruição sistemática que visa o armistício coreano.”

As relações entre os países se estremeceram ainda mais após a Coreia do Norte realizar um terceiro teste nuclear no país, causando forte reprovação da comunidade internacional e sanções do Conselho de Segurança da ONU. O país já havia feito testes nucleares em 2006 e em 2009.

Em contrapartida, os EUA e a Coreia do Sul estão realizando ações militares no país desde o dia 1º de março. As atividades estão previstas para seguir até o dia 30 de abril. “Quando os exercícios bélicos atingirem sua fase principal depois de 11 de março, o acordo de armistício da guerra coreana chegará ao seu fim”, diz o comunicado divulgado pela Coreia do Norte. As informações são do portal Terra.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.