Foto Reprodução
A Coreia do Norte realizou na manhã desta terça-feira, dia 12, um novo teste nuclear. Esta é a terceira experiência nuclear realizada pelo país, ação que foi considerada um desafio à comunidade internacional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) fará uma reunião de emergência ainda nesta terça para discutir o assunto. A explosão provocou um abalo sísmico de 4,9 pontos na escala Richter e foi detectado por vários países. O local do teste teria sido próximo ao das experiências anteriores, realizadas em 2006 e em 2009.
A confirmação do teste nuclear veio três horas após a explosão, quando o governo do país anunciou que realizou um teste bem sucedido com um dispositivo “mais leve” do que aqueles utilizados anteriormente.
A agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, noticiou que o país vizinho havia comunicado a China e os Estados Unidos de que realizaria o teste na segunda-feira, dia 11. A ação foi considerada uma “clara e grave violação” por Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.
O país liderado por Kim Jong-un já havia sofrido reprimendas da comunidade internacional em dezembro, quando a Coreia do Norte lançou o satélite Kwangmyongsong-3, considerado pelos Estados Unidos um teste disfarçado de míssil balístico.
A atitude provocou sanções por parte da ONU, deixando o país ainda mais isolado em suas ações. Segundo especialistas, a Coreia do Norte já possui bombas nucleares mas ainda não desenvolveu uma maneira de transportá-las em foguetes. A nova experiência pode indicar que o país se aproxima deste objetivo por meio de um dispositivo “mais leve” e “miniaturizado”.
Deixe um comentário