Faltando menos de um ano e meio para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, previstas para novembro de 2016, os pré-candidatos dos principais partidos, Republicano e Democrata, já começam a anunciar suas candidaturas e fazer campanhas para serem escolhidos nas preliminares de seus grupos políticos. Até o momento, entre os democratas, são três os nomes anunciados, entre eles Hilary Clinton, ex-secretária de Estado. Já entre os republicanos, são nove candidatos ao pleito.
Nesta fase, os aspirantes às candidaturas fazem campanhas internas, dentro dos partidos, e tentam ganhar votos e a opinião pública. Algumas pesquisas já apontam tendências em sondagens de intenção de voto no país norte-americano. Além disso, este é o primeiro momento em que os candidatos se dedicam a arrecadar fundos para as campanhas. As eleições primárias estão previstas para o primeiro semestre do próximo ano. Os vencedores das internas do partido serão anunciados nas convenções, que ocorrem entre junho e agosto.
Hilary Clinton foi a primeira a anunciar sua pré-candidatura em abril e tenta, pela segunda vez, ser candidata do Partido Democrata, já que foi derrotada em 2008 por Barack Obama. Os outros candidatos democratas já formalmente anunciados são: Bernie Sanders, senador por Vermont, que se autodenomina um socialista, e Martin O’Malley, ex-governador do estado de Maryland.
Entre os republicanos, o primeiro anúncio de pré-candidatura foi feito pelo senador Marco Rubio, da Flórida. Ele é filho de imigrantes cubanos, tem 43 anos e é conhecido pelo tom conservador e por suas críticas às propostas relacionadas à imigração do governo Obama. Ele tem criticado de forma dura a posição do governo norte-americano de se reaproximar com as autoridades de Cuba.
Outros políticos também se candidataram as prévias do Partido Republicano: Ted Cruz, senador do Texas; Rand Paul, senador de Kentucky; Lindsey Graham, senador pela Carolina do Sul, que anunciou nesta segunda-feira (1º) a sua candidatura; o ex-senador Rick Santorum, da Pensilvânia; George Pataki, ex-governador de Nova York; Mark Huckabee, ex-governador do Arkansas; Bem Carson, afro-americano famoso por discursos críticos à gestão Obama; e Carlu Fiorina, do Texas.
Além dos aspirantes declarados, existem os candidatos em potencial, alvos de especulações, como o vice-presidente Joe Biden, do lado democrata, e, entre os republicanos, o ex-governador da Flórida, Jed Bush, irmão mais novo do ex-presidente George W. Bush.
Deixe um comentário