A crise imigratória vai continuar sendo destaque nas assembleias legislativas da Europa. O tema volta a ser o principal assunto da sessão plenária do Parlamento Europeu, que ocorre entre esta segunda (26) e quinta-feira (29) em Estrasburgo, na França. No dia seguinte, uma cúpula menor, em Bruxelas, também voltará a discutir a questão dos refugiados. A pauta ainda estará na agenda dos ministros dos Negócios Estrangeiros, que se reúnem nesta segunda em Luxemburgo.
No Parlamento Europeu, os deputados debaterão na manhã da próxima terça (27), com os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, os resultados das mais recentes cúpulas europeias, bem como a próxima, que juntará líderes europeus e africanos, em 11 e 12 de novembro em La Valetta.
A cooperação com a Turquia, a situação dos refugiados na rota dos Balcãs Ocidentais, a recolocação na União Europeia (UE) das pessoas que necessitam de proteção internacional e o regresso das que não se qualificam, os fundos e a gestão das fronteiras serão alguns dos assuntos abordados no debate de Estrasburgo.
No mesmo dia em que tem início a sessão plenária do Parlamento em Estrasburgo, Luxemburgo acolherá uma nova reunião dos chefes de diplomacia da UE, que também têm prevista na respetiva ordem de trabalhos uma discussão sobre migrações, refugiados e desenvolvimento, focando as atenções no papel que a cooperação para o desenvolvimento pode ter para ajudar a Europa e os seus países parceiros a enfrentar os atuais desafios.
Deixe um comentário