A presidenta Dilma Rousseff conversou por telefone com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta sexta-feira (13), e ouviu dele que o presidente norte-americano, Barack Obama, quer lhe encontrar durante a Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, em abril. Se confirmado, será o segundo encontro entre eles desde 2013, quando Dilma cancelou uma viagem oficial após acusações de que o governo dos EUA estava a inspionando.
Segundo comunicado da Casa Branca, durante o diálogo, eles falaram sobre os esforços comuns para avançar o diálogo e a cooperação entre os dois países, em temas como segurança, energia, comércio e cooperação global. De acordo com o governo estadunidense, Biden reafirmou a importância estratégica das relações bilaterais e enfatizou o compromisso de Obama, de trabalhar com Dilma para avançar nos interesses cada vez mais comuns, como dois parceiros hemisféricos e globais.
A Cúpula das Américas, marcada para os dias 10 e 11 de abril, será na Cidade do Panamá, na América do Sul. No ano passado, durante a Cúpula do G20, na Austrália, ambos se encontraram também em uma audiência bilateral privada.
Com Agência Brasil
Deixe um comentário