A ex-senadora e possível candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, deve obter vitória por ampla margem no estado da Carolina do Sul, aonde ocorrerão as primárias democratas hoje (27). A convincente vitória deve vir sobretudo em função do apoio da comunidade negra.
Os afro-americanos são parte expressiva do eleitorado sulista: correspondem a quase 30% da população, segundo censo de 2010. Apesar de ter sido derrotada no estado durante as primárias da eleição de 2008, quando perdeu para Barack Obama, Hillary se recupera agora e terá vitória por ampla margem. Um dos motivos para isso é o fato de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, ser muito popular entre a comunidade afroamericana.
Segundo pesquisa do The Huffington Post, Hillary deve somar cerca de 58% dos votos no estado, ao passo que o Senador Bernie Sanders deve ficar com 33% dos sufrágios. Enquanto que Hillary reforçou a campanha no estado nos últimos dias, Sanders prefere focar na Super Terça: dia 1 de março, no qual ocorrem prévias em vários simultaneamente. Em âmbito nacional, o senador está cada vez mais próximo da ex-primeira dama.
Hillary arrancou até agora duas magras vitórias em Nevada e no Iowa, neste último por vantagem irrisória. Sanders venceu de forma esmagadora no New Hampshire. Do lado Republicano, Donald Trump se consolida como o nome republicano na disputa. Ele começou perdendo em Iowa, mas venceu todas as demais por grande vantagem. É também favorito em todos os estados da super terça, exceção do Texas, aonde quem lidera as pesquisas é o senador Ted Cruz, oriundo do mesmo estado.
Deixe um comentário