A líder democrata no congresso norte-americano, Nancy Pelosi, viajou a Cuba para se reunir com integrantes do governo local em meio a negociações da normalização das relações entre Havana e Washington.
Com a Igreja católica como aliada da retomada diplomática, um dos principais encontros será com o cardeal cubano Jaime Ortega, arcebispo de Havana.
A secretaria de Assuntos norte-americanos em Havana divulgou que Pelosi e os demais legisladores da comitiva também irão se reunir com “líderes comunitários locais e representativos”, assim como com funcionários da sede dos EUA na capital cubana.
Os dez legisladores formam a primeira comitiva do congresso norte-americano que visita a ilha após a retomada das relações, anunciada em dezembro.
Uma nova rodada de negociações entre as partes será realizada na próxima semana em Washington.
Histórico
No último dia 17 de dezembro, em discursos simultâneos, o presidente dos EUA, Barack Obama, e o líder cubano, Raúl Castro, anunciaram a normalização das relações entre os países, rompidas há mais de 50 anos.
Obama ainda revelou querer dar fim ao embargo econômico até 2016, quando deixa o poder, para isso, no entanto, ele precisa da aprovação do Congresso, onde não tem maioria.
Deixe um comentário