Pelo menos 20 pessoas morreram hoje (20) no naufrágio de uma embarcação no Mediterrâneo com mais de 300 ocupantes. A informação foi dada por uma das pessoas a bordo, que pediu ajuda a uma organização internacional quando o navio estava afundando.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse ter recebido pedido de ajuda de uma embarcação que estava afundando no Mediterrâneo e que transportava mais de 300 pessoas. Segundo a OIM, os guarda-costeiros vão provavelmente tentar redirecionar navios comerciais para o local onde o barco está afundando, pois a Guarda Costeira não teria recursos para realizar o salvamento.
A operação não é fácil, já que, segundo a organização, alguns navios comerciais “não querem colaborar”.
O anúncio foi feito horas antes da reunião dos ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia para discutir a tragédia no Mediterrâneo nesse domingo (19), quando mais de 700 migrantes morreram quando o barco em que viajavam com destino à Itália naufragou.
Diante das tragédias, o Papa Francisco também solicitou maior cooperação na ajuda aos imigrantes africanos, neste domingo (19). “Não devemos cansar-nos de solicitar um empenho mais extenso a nível internacional”, disse (leia aqui). No dia, um grupo de 93 imigrantes foi salvo pela polícia marítima italiana, chegando ao Porto de Palermo, na Sicília.
Pelas tendências atuais, calcula-se que o total de 170 mil migrantes desembarcados no ano passado na Itália seja ultrapassado em 2015.
Deixe um comentário