O liberal Emmanuel Macron e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen vão disputar o 2° turno das eleições presidenciais na França. De acordo com levantamento da consultoria Ipsos, Macron obteve 23,9% dos votos e Le Pen 21,7%.
Cerca de 77% dos eleitores franceses foram às urnas neste domingo, 23 de abril. Houve manifestações em Paris após encerrada a votação. O índice de participação foi menos que o de 2012 e, no segundo turno, o engajamento dos eleitores que não compareceram pode ser decisivo.
A votação do 2° turno está marcada para 7 de maio. O conservador Francois Fillon e o esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que de acordo com as pesquisas eleitorais também tinham chance de ir ao 2º turno, ficaram empatadas com 19,5% dos votos, segundo pesquisa divulgada pelo jornal francês Le Monde. O socialista Benoit Hamon obteve 6,2% dos votos.
Aos 39 anos, Macron espera tornar-se o presidente mais jovem do país, enquanto a líder da Frente Nacional tenta ser a primeira mulher a alcançar o posto de chefe de Estado na França.
Leia aqui: “A televisão será decisiva nas eleições da França”
Comparecimento
Na eleição mais disputa da história recente da França, quase 70% dos eleitores franceses já tinham votado até as 17h (horário local). O percentual de 69,42% é ligeiramente inferior aos registrados em 2012, de acordo com o Ministério do Interior. O pleito encerrou-se às 20h.
Leia também: “Emmanuel Macron será eleito na França e decepcionará”.
Leia mais: “A maluca corrida presidencial francesa”
Deixe um comentário