Segundo informações do governo britânico, o funeral de Margaret Thatcher, ex-premiê britânica, que faleceu na tarde de segunda-feira,8 de abril, vítima de um derrame, só acontecerá na quarta-feira da semana que vem, dia 17, com a presença da Rainha Elizabeth II.
O corpo de Thatcher foi encontrado no hotel Ritz, onde ela se hospedava após receber alta de hospital por uma operação na bexiga.
Amada por uns e odiada por outros, Margaret Thatcher, a Dama de Ferro, como ficou conhecida durante o período em que foi primeira-ministrado Reino Unido, entre 1979 e 1990, foi a primeira mulher da história a ocupar o cargo que ocupou. Entre os feitos políticos de Thatcher, se destaca a Guerra das Malvinas, luta armada entre o exército britânico e o argentino pelo controle da ilha. O confronto, vencido pelo Reino Unido, deu prestígio para Margaret Thatcher em meio a opinião pública e garantiu sua reeleição em 1983.
Durante a Guerra Fria, o Reino Unido teve papel importante para o encerramento do confronto que opunha os regimes comunista e capitalista. Mikhail Gorbachov, líder soviético da época, se pronunciou sobre a morte de Thatcher e afirmou que “Margaret Thatcher era uma grande personalidade política e uma pessoa brilhante. Ela permanecerá na memória e na história”.
Reeleita em 1987 para um terceiro mandato, a então primeira-ministra não suportou a pressão interna e acabou renunciando ao cargo em 1990, um ano antes de seu término. A falta de apoio se dava, principalmente, pela desaprovação, por parte de Thatcher, a respeito da ciração do bloco europeu, a União Europeia.
Ela havia casado com Denis Thatcher em 1951 e permaneceu com a união até 2003, quando seu marido morreu. Thatcher era mãe de gêmeos, Carol e Mark.
Deixe um comentário