Os espanhóis vão às urnas neste domingo (20) e podem fazer com que uma mudança histórica aconteça no país. Há anos, o Partido Popular (PP) e o Partido Socialista (PSOE) se revezam no comando da nação, porém, de acordo com as recentes pesquisas eleitorais, o Podemos e o Ciudadanos têm chances de conquistar 1/3 dos votos.
Ainda segundo a pesquisa, esse cenário de múltiplas opções ocorre porque cerca de 41% dos entrevistados disseram não ter certeza sobre em quem vão votar. Além dessa enorme quantidade de votos “disponíveis”, as sondagens mostram que – salvo uma grande surpresa – nenhum partido conseguirá sozinho obter mais de 176 deputados, ou seja, a maioria no Parlamento.
Se os dados se confirmarem, o PP (do atual premier Mariano Rajoy) teria entre 25-28% da preferência, com 100 a 120 deputados. Já o PSOE, de Pedro Sanchez, conquistaria entre 20% e 21% e ficaria entre 80 e 90 assentos no Parlamento. Já o Podemos, de Pablo Iglesias, teria entre 19% e 20,5% dos votos e elegeria entre 70 e 80 parlamentares e o Ciudadanos, de Albert Rivera, teria entre 5% e 16% das escolhas, com 50 a 60 assentos.
Deixe um comentário