Gilberto Gil e Caetano Veloso se apresentam nesta terça-feira (28) em Tel Aviv, em Israel, no polêmico show que levantou debates acalorados no Brasil depois que o músico inglês Roger Waters, um dos fundadores da banda Pink Floyd, enviou uma carta pública aos dois brasileiros pedindo que cancelassem a apresentação. Eles negaram, dizendo-se a favor do diálogo. Nesta segunda (27), um dia antes da apresentação, eles tiveram uma agenda repleta de eventos e encontros envolvendo organizações envolvidas na ocupação israelense na Palestina, que acontece desde 1947.
Caetano e Gil visitaram as ocupações em Susiya, um território ameaçado de destruição, e foram guiados por Yehuda Shaul, da ONG Breaking the Silence. A entidade reúne ex-soldados de Israel para mostrar a realidade dos palestinos. Uma das produtoras do show, Flora Gil, destacou os dois “acreditam que o militarismo israelense deve ser usado como defesa, nunca como forma de ataque e opressão ao povo palestino” em seu perfil no Instagram. Os músicos ainda se encontraram com o ex-presidente de Israel, Shimon Peres, com quem participaram de um encontro entre ONGs israelenses e palestinas que trabalham pela paz na região.
“Eu vim dizer abaixo a ocupação, abaixo a segregação. Estou muito emocionado. Quase chorei em Susiya. É tudo muito difícil”, disse ele segundo o jornal Folha de S. Paulo. “Eu só queria falar uma coisa mais clara: acho inaceitável a ocupação, mas sou só um brasileiro, visitante, cantor. Esse é um problema dos israelenses”, completou.
O show em Tel Aviv é um dos últimos da turnê europeia de Dois Amigos, Um Século De Musica, que começou há pouco mais de um mês. Depois, eles ainda vão tocar em Lisboa, no dia 31 e em Marciac, na França, no dia 2 de agosto. Depois voltam a se apresentar em São Paulo, nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto. Pela programação, a turnê acabará no dia 12 de setembro, em Montevidéu, no Uruguai.
No último mês, nosso colunista Salem Nasser escreveu dois artigos sobre o pedido de Waters e de movimentos sociais internacionais pedindo o boicote ao show. Você pode lê-los clicando aqui e aqui.
“Um basta à ocupação, um basta à segregação, um basta à opressão… Nós enfrentamos a pressão para não vir para Israel e…
Posted by Caetano Veloso on Segunda, 27 de julho de 2015
Deixe um comentário