O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou hoje, dia 18, em sua conta no Twitter, que irá realizar uma visita histórica a Cuba em março, tornando-se o primeiro mandatário do país a visitar a ilha em cerca de oito décadas.
Segundo representantes da Casa Branca, a viagem acontecerá entre os dias 21 e 22 de março e a primeira-dama, Michelle Obama, acompanhará o chefe de Estado. “No próximo mês irei viajar a Cuba para avançar no progresso e nos esforços para melhorar a vida do povo cubano”, disse, acrescentando que “nós ainda temos diferenças com o governo cubano”, especialmente no que diz respeito a questões relacionadas aos direitos humanos.
A histórica viagem acontece em meio ao processo de retomada de relações entre os dois países, anunciado em dezembro de 2014. Desde então, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, visitou a ilha, Washington tirou o país caribenho da lista de nações que apóiam o terrorismo e as duas partes avançaram no que diz respeito à abertura de viagens e negócios bilaterais. No começo desta semana, autoridades norte-americanas anunciaram a retomada de voos comerciais entre os países. “Já fizemos progresso significante. Nossa bandeira está hasteada em nossa Embaixada em Havana novamente. Mais americanos estão viajando para que Cuba que nunca nos últimos 50 anos”, destacou Obama.
A viagem a Cuba deve fazer parte de um giro pela América Latina, disseram fontes da Casa Branca, que pediram anonimato, à emissora norte-americana “ABC”. O pré-candidato republicano à Presidência Ted Cruz, cujo pai é cubano, disse que Obama não deve visitar o país enquanto os irmãos Castro, acusados de não respeitar os direitos humanos, estiverem no poder. Outro pré-candidato republicano, Marco Rubio, também filho de imigrantes, chamou o governo cubano de uma “ditadura comunista anti-norte-americana”.
Deixe um comentário