Dividida politicamente, a população dos Estados Unidos escolherá a composição do congresso norte-americano nesta terça-feira (4). O Partido Republicano precisa de seis assentos para retomar o controle do Senado e complicar ainda mais os últimos dois anos de mandato do presidente Obama, do Partido Democrata, na Casa Branca. Segundo institutos de pesquisa, há grandes chances de a oposição conseguir maioria no Senado e mantê-la na Câmara, em um momento de alta rejeição ao presidente, com apenas 41% de aprovação.
Serão eleitos nesta terça um terço dos 100 senadores e 100% dos 453 deputados, além de 36 dos 50 governadores, além de votações de diversas propostas de leis estaduais em referendo.
Tanto para os republicanos quanto para os democratas, o mote central tem sido incentivar seus eleitores a comparecer às urnas, já que nos Estados Unidos o voto não é obrigatório e a adesão às chamadas eleições de meio-termo, que ocorrem na metade do mandato presidencial, costuma ser baixa, especialmente entre os jovens.
Há a possibilidade de que a disputa pelo Senado não se encerre nesta terça, segundo analistas políticos. Nos estados de Louisiana e Georgia, as votações podem ir ao segundo turno e só terminariam em dezembro e janeiro, respectivamente.
Há também a consulta por referendo de 125 propostas de leis estaduais sobre os mais diversos temas, como aborto, uso da maconha, rótulos de alimentos geneticamente modificados, aumento do salário mínimo e direito de caça.
Deixe um comentário