Milhares de alemães fizeram uma homenagem, neste domingo (30), à estudante de 23 anos que foi assassinada após socorrer duas adolescentes que estavam sendo assediadas por um grupo de homens.
Tuğçe Albayrak morreu na sexta-feira, em decorrência de lesões que ela sofreu duas semanas antes, quando foi atacada em um estacionamento do McDonald´s, em Offenbach, na Alemanha. A jovem foi agredida na cabeça com um taco ou uma pedra. Imagens de câmeras de vigilância mostram o momento em que ela caiu de costas, batendo com a cabeça no chão. Tuğçe sofreu traumatismo craniano e depois entrou em coma.
Os pais da jovem decidiram na sexta-feira, dia do 23º aniversário de Tuğçe, que desligariam as máquinas, após os médicos anunciarem morte cerebral.
O suposto assassino, um rapaz de 18 anos identificado como Sanel M, admitiu ter atacado Tuğçe e está sob custódia da polícia. Nas imagens, ele é visto com um cúmplice, que aparentemente tentou o segurar enquanto ele agredia a jovem.
No domingo, centenas de alemães homenagearam a vítima no bairro de Kreuzberg, onde há uma enorme comunidade turca – ascendência de Tuğçe.
Do lado de fora do hospital onde Tuğçe morreu, pessoas trouxeram flores e ascenderam velas. Um pianista tocou as músicas preferidas da vítima, enquanto amigos soltaram balões de gás hélio com mensagens de adeus coladas.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, uma petição com ao menos 100 mil assinaturas foi enviada ao presidente alemão, Joachim Gauck, pedindo que homenageie Tuğçe com uma Ordem Nacional de Mérito póstuma. O presidente respondeu com uma carta à família da vítima, ressaltando a coragem da vítima e o horror do episódio.
Deixe um comentário