Os pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump foram os grandes vencedores das prévias do maior evento da corrida eleitoral destinada a escolher o sucessor de Barack Obama, a chamada Superterça.
Hillary levou com facilidade os votos no Alabama, Arkansas (onde seu marido e ex-presidente do país, foi governador entre 1993 e 2001), Geórgia, Massachusetss, Tennessee, Texas e Virgínia.
Já Bernie Sanders, também do partido Democrata, garantiu vitória nos Estados do Colorado, Minnesota Vermont (seu reduto eleitoral) e Oklahoma.
Do lado republicado, o conservador Trump, garantiu vitórias em regiões conservadoras do Sul do país, como em Alabama, Arkansas, Geórgia, Tennessee e Virgínia, além de utros dois Estados mais moderados Massachusetss e Vermont. Ted Cruz conquistou os Estados do Texas, Oklahoma e Alasca. E Marco Rúbiu garantiu a vitória em Minnesota.
A Superterça permite que 11 Estados que promovem as primárias e assembleias (caucuses) escolham, em eventos simultâneos, candidatos de partidos diferentes.
Com o resultado, Hillary avança em seu objetivo de representar os democratas nas eleições presidenciais marcadas para novembro deste ano, mas ela ainda precisa conter Sanders, o outro candidato democrata. Com um discurso em que proclama a necessidade de taxar os bancos para permitir que a classe trabalhadora tenha acesso gratuito aos serviços de saúde, Sanders vem conquistando simpatizantes, principalmente entre os eleitores jovens. Com informações da imprensa internacional.
Deixe um comentário