Os Estados Unidos viveram mais uma noite de confrontos, após a absolvição de um policial pela morte de um homem negro, ocorrida em julho. Milhares de manifestantes e policiais entraram em choque em Berkeley, na Califórnia. Dois agentes ficaram feridos e cerca de 12 pessoas foram presas na noite deste domingo (7). Foi o quarto dia seguido de protestos no país.
Durante o conflito, os manifestantes lançaram pedras e garrafas contra os polícias, que usaram gás lacrimogêneo para dispersar os grupos. Na avenida em que está localizada a Universidade de Berkeley, uma das mais conceituadas do país, carros, lojas e bancos foram depredados. Em Nova York, onde as manifestações contra a decisão da Justiça começaram, uma loja da Disney na Quinta avenida foi ocupada. Em outras cidades, as manifestações prosseguiram de maneira pacífica.
Em julho deste ano, durante um a abordagem policial em Staten Island, próximo a Nova York, o policial Daniel Pantaleo sufocou e matou Eric Garner, de 43 anos, que era acusado de venda ilegal de cigarros. Após absolvição do agente pelo Grande Júri na última semana, foram iniciadas manifestações em diversas cidades dos EUA contra a violência policial e o racismo.
Deixe um comentário