O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou para a próxima segunda-feira (22) uma reunião extraordinária dos líderes governamentais dos países da zona do euro para discutir a situação econômica da Grécia. Em um comunicado,Tusk diz que chegou a hora de debater “urgentemente” e no “mais alto nível político” a crise em Atenas.
A reunião foi anunciada após mais um encontro do Eurogrupo, entidade que reúne os ministros das Finanças da zona do euro, terminar sem acordo sobre a situação. Sendo assim, os líderes europeus enxergam uma grande possibilidade da Grécia aplicar um calote em seus credores, o que poderia levar o país a abandonar a moeda da União Europeia.
Neste momento, Atenas tenta renegociar sua dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia, débitos que o governo de Alexis Tsipras classifica como impagáveis. No entanto, ainda assim, nos últimos meses o país tem sido capaz de quitar as parcelas dos empréstimos.
“Faço um apelo à Grécia: volte à mesa de negociações e evite um destino que seria catastrófico”, disse o comissário para Assuntos Econômicos da União Europeia, Pierre Moscovici. Já a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, pediu para Atenas apresentar “propostas factíveis”. “Só pode haver solução com diálogo, e é urgente restabelecer o diálogo como adultos”, acrescentou.
Deixe um comentário