Exército envia soldados à fronteira com a Bolívia

Soldados brasileiros chegaram à fronteira com a Bolívia após denúncias de expulsão de colonos brasileiros pelo Exército do país vizinho na última quarta-feira, dia 25, e da entrada não autorizada de militares bolivianos no País. A tropa foi enviada pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Polícia Federal, ao município de Capixaba, no Acre, onde os bolivianos teriam desfilado armados pelas ruas, com o objetivo de guardar a fronteira do País.

Já na quinta-feira, dia 26, uma comissão do governo federal, da Polícia Federal e do governo do Acre foi até o município para verificar os fatos. No dia seguinte, o representante da Embaixada do Brasil em La Paz, Eduardo Sabóia, pediu audiência no Ministério das Relações Exteriores da Bolívia e o secretário-geral das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, conversou com o vice-ministro de Relações Exteriores do país.

O problema de expulsão de brasileiros da fronteira da Bolívia já é antigo e é apoiado por uma lei boliviana que estabelece que estrangeiros não podem ser proprietários de terras em uma faixa de 50 km da fronteira. Para evitar novos casos, os governos dos dois países firmaram um acordo de retirada de brasileiros de forma ordenada e pacífica do território boliviano até o fim de 2012, acordo esse que foi desrespeitado com as novas expulsões.

As autoridades brasileiras aguardam uma resposta oficial do governo boliviano.


Comentários

3 respostas para “Exército envia soldados à fronteira com a Bolívia”

  1. Avatar de Luiz Tinoco
    Luiz Tinoco

    Weslley, faço minhas as suas palavras.

  2. Avatar de weslley da Silva Souza
    weslley da Silva Souza

    O Brasil precisa ser mais firme com sua diplomacia, nossos vizinhos se aproveitam da nossa simplicidade amigável em dizer que somos pacíficos, para nos faltar com respeito. Colonos brasileiros sendo expulsos, o gado dos sitiantes sendo abatidos com crueldade à tiro de fuzil. O pânico se instaura na população brasileira perto da fronteira,estes bárbaros hispânicos invadem nosso território impunemente, e desfilam com armas de grosso calibre para intimidar nossos irmãozinhos . Isso é uma demonstração de força e atrevimento do Exército Boliviano em nosso solo , é preciso uma resposta enérgica do nosso Governo. Se um País sub-desenvolvido e fraco como a Bolivia não teme o Brasil …então qual nação no mundo irá nos respeitar ? É preciso dar-lhes uma lição severa caso isso venha ocorrer novamente dentro de nossas jurisdições territorial, para que se faça notório ao mundo, que o Brasil não aceita este tipo de ofensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.