Soldados brasileiros chegaram à fronteira com a Bolívia após denúncias de expulsão de colonos brasileiros pelo Exército do país vizinho na última quarta-feira, dia 25, e da entrada não autorizada de militares bolivianos no País. A tropa foi enviada pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Polícia Federal, ao município de Capixaba, no Acre, onde os bolivianos teriam desfilado armados pelas ruas, com o objetivo de guardar a fronteira do País.
Já na quinta-feira, dia 26, uma comissão do governo federal, da Polícia Federal e do governo do Acre foi até o município para verificar os fatos. No dia seguinte, o representante da Embaixada do Brasil em La Paz, Eduardo Sabóia, pediu audiência no Ministério das Relações Exteriores da Bolívia e o secretário-geral das Relações Exteriores, Ruy Nogueira, conversou com o vice-ministro de Relações Exteriores do país.
O problema de expulsão de brasileiros da fronteira da Bolívia já é antigo e é apoiado por uma lei boliviana que estabelece que estrangeiros não podem ser proprietários de terras em uma faixa de 50 km da fronteira. Para evitar novos casos, os governos dos dois países firmaram um acordo de retirada de brasileiros de forma ordenada e pacífica do território boliviano até o fim de 2012, acordo esse que foi desrespeitado com as novas expulsões.
As autoridades brasileiras aguardam uma resposta oficial do governo boliviano.
Deixe um comentário