Foto Reprodução
Você já imaginou ver um candidato das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) disputando o cargo político máximo do país? O que antes parecia uma utopia pode se concretizar em realidade nas próximas eleições para a presidência da Colômbia, que acontecem em 2014.
Atualmente, as Farc estão em reuniões com o governo colombiano para tentar chegar a um plano de paz. Segundo informações do jornal local El Espectador, as Forças analisam a possibilidade de lançar seu próprio candidato no pleito democrático caso o acordo de paz seja bem sucedido. A revelação foi feita por Jesús Emilio Carvajalino, conhecido como “Andrés Paris”, um dos ideólogos da guerrilha feita pelas Farc.
“Se o processo de acordos continuar e houver as condições políticas para participar de eleições, podemos pensar nessa possibilidade”, disse o revolucionário. Carvajalino é um dos integrantes que representam as Farc nas primeiras negociações com o governo colombiano, realizadas em Havana, Cuba. “Nós aspiraríamos à eleição de um candidato que venha das forças políticas que nascerão do processo de paz”, explicou ele, que reiterou que as Farc não tem interesse em se aliar com os partidos já existentes.
O ideólogo também falou que as Farc e o Exército de Libertação Nacional (ELN), inimigos históricos na guerrilha colombiana, “se comprometeram a superar esse conflito, e hoje podemoz dizer que ele está superado”. Carvajalino também disse que há a possibilidade de que a ELN se junte ao processo de paz que vem sendo negociado pelas Farc e pelo governo do país.
Deixe um comentário