Fidel Castro quer ‘atualizar’ livro escrito por Frei Betto há 30 anos

Frei Betto e Fidel Castro em Havana, em janeiro deste ano - Foto: Cubadebate
Frei Betto e Fidel Castro em Havana, em janeiro deste ano – Foto: Cubadebate

O teólogo brasileiro Frei Betto afirmou na noite desta quarta-feira (8) que o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, pretende atualizar a principal obra do colega religioso, o livro Fidel e a Religião, resultado de longas sessões de entrevistas feitas pelo próprio Frei Betto que foi lançado em 1985. O documento, que relata as posições de Fidel sobre a concepção de religião no mundo contemporâneo, completa 30 anos em 2015. Na segunda-feira (6), Frei Betto participou de um evento de comemoração da publicação do livro em Havana, com a presença do vice-presidente cubano, Miguel Díaz Canel.

“Encontrei com Fidel hoje à tarde [quarta-feira] em sua casa e, quando cheguei, o vi lendo Fidel e a Religião. Ele me disse que um dia, talvez, podemos atualizá-lo”, disse Betto ao programa Mesa Redonda, de um canal de televisão estatal cubano. O brasileiro também afirmou que ficou impressionando com a disposição de Fidel, que apareceu em público pela última vez na semana passada.

Na segunda-feira, quando foi homenageado, Frei Betto afirmou que já foram impressos 300 mil exemplares de Fidel e a Religião, traduzido em 24 idiomas e distribuído em mais de 20 países. Cinco anos depois do lançamento da obra, em 1990, Fidel Castro promoveu um encontro inédito em Cuba entre igrejas protestantes e católicas que, segundo o portal de notícias cubano Cubadebate, “contribuiu para o início de uma nova etapa nas relações entre a revolução e as instituições religiosas da ilha”.

É a segunda vez que Frei Betto visita Fidel Castro em Cuba. Em janeiro, quando os boatos sobre a morte do líder cresciam em redes sociais e alguns canais de televisão internacionais chegaram a noticiar sua morte, ele visitou o colega em Havana. Na ocasião, Fidel lhe confidenciou que “não confiava nas políticas dos Estados Unidos”, um mês depois do seu irmão e presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciar a reaproximação do país com os EUA.


Comentários

2 respostas para “Fidel Castro quer ‘atualizar’ livro escrito por Frei Betto há 30 anos”

  1. Vida longa para Fidel Castro! Aquele que não teve medo de enfrentar o pais que se acha o dono do mundo. E que mesmo com poucos recursos em apenas uma ilha, não abaixou a cabeça para os EUA em todos esses anos!

    Ps: Acho que quem começou essa escravidão foi os EUA quando tinha Cuba como seu quintalzinho de gerar dinheiro e prazer!

  2. Morram logo malditos genocidas, escravizadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.