Franceses protestam contra golpe no Brasil e cantam ‘Apesar de Você’

Na Praça da República, franceses protestam o golpe no Brasil tocando "Apesar de Você", de Chico Buarque
Na Praça da República, em Paris, franceses protestam o golpe no Brasil tocando “Apesar de Você”, de Chico Buarque

O movimento francês Nuit Debout (Levante Noturno), que ocupa a Praça da República em Paris desde 31 de março, protestou contra o golpe no Brasil no último sábado (4). Durante a manifestação, a Orquestra Debout tocou a música “Apesar de Você”, de Chico Buarque.

A canção, lançada em março de 1970, vendeu mais de cem mil cópias no formato compacto simples. O governo Emílio Médici só proibiu a execução da música em 1971 porque demorou a entender o significado político da canção.

O movimento francês, que surgiu para protestar contra a reforma trabalhista, agora quer “reinventar uma democracia saudável”. Na Orquestra Debout, os músicos tocam juntos em praça pública.

A escolha da música foi feita por meio do Facebook: os músicos do movimento disponibilizaram aos internautas diversas canções que poderiam ser tocadas para  “mostrar apoio dos franceses na luta contra o governo Temer”. Entre as opções estavam “Cálice”, “Opinião”, “Para não dizer que não falei de flores”. Os internautas escolheram “Apesar de Você”, “um hino contra a ditadura militar de 1964-1985”.

Durante a manifestação também foram tocadas composições de Beethoven (primeiro movimento da 5ª Sinfonia), que apoiou a Revolução Francesa, Verdi e Nougaro. Eles tocam as músicas em praça público porque acreditam que a arte não pode ficar reservada a uma elite que usufruiu com exclusividade as óperas e salas de concerto.

O último sábado tinha por tema uma mobilização contra o Tafta, um projeto contrário aos valores do Nuit Debout, e cujas negociações estão sendo conduzidas em segredo. Eles defendem uma oposição pacífica e inteligente, que recusa o ultraliberalismo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.