François Hollande quer debater a lei da eutanásia em 2015

Foto: José Cruz / Agência Brasil / Fotos Públicas
Foto: José Cruz / Agência Brasil / Fotos Públicas

O presidente francês, François Hollande, quer debater publicamente a reforma da lei sobre o “fim da vida” no início do próximo ano. Na sexta-feira (12), o mandatário recebeu uma série de propostas para modificar a lei Leonetti, de 2005, contra o uso de terapias agressivas no caso de pessoas com doenças terminais.

Os dois relatores da medida, o próprio Jean Leonetti (de direita) e o socialista Alain Claynes, não falam exatamente de “eutanásia ativa”, mas propõem em instaurar um novo direito de “sedação profunda e contínua”.

O texto fala, em resumo, em recorrer a sedativos potentes até a morte para aqueles que, mesmo doentes, continuam conscientes e pedem pelos medicamentos, para aqueles que todos os tratamentos parecem ineficazes ou ainda para as pessoas que são mantidas vivas de maneira artificial.


A proposta de lei prevê a existência de um “testamento biológico”, ou seja, os médicos serão “obrigados” a seguir as orientações do doente para casos extremos. Isso não existe na lei atual sobre o tema. Ela ainda determina que “todos têm direito a um fim de vida digno e sereno”.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.