Grupo rompe com Syriza e cria novo partido na Grécia

Foto: Alexandros Vlachos/ Agência Brasil
Foto: Alexandros Vlachos/ Agência Brasil

Uma ala insatisfeita com o rumos do partido de esquerda Syriza anunciou nesta sexta-feira (21) a composição de uma nova legenda que se apresentará para as eleições antecipadas em função da renúncia do primeiro-ministro Alexis Tsipras. O novo partido se chamará Unidade Popular e vai formar seu próprio contingente parlamentar com 25 deputados. As informações são da Folha de S. Paulo.

O líder do novo grupo será o ex-ministro de Energia, Panayotis Lafazanis, que defende a volta do dracma como moeda nacional e teceu duras críticas às negociações entre o governo de Tsipras e os credores europeus. A Unidade Popular deriva da vertente mais radical do Syriza, a Plataforma de Esquerda, a qual afirmou nesta manhã que apresentará sua própria lista nas eleições antecipadas.  

“A Plataforma de Esquerda contribuirá à formação de uma frente ampla, progressista, democrática, e anti-memorando que participará das eleições para impor o cancelamento dos memorandos (com os credores)”, disse o grupo em comunicado. “As eleições que Alexis Tsipras decidiu provocar têm lugar para enterrar o ‘não’, as lutas do povo contra os memorandos e sua esperança”.

A Unidade Popular se torna então a terceira força política da Grécia, com 25 deputados, e, segundo o procedimento da Constituição do país, receberá o mandato do atual presidente, Prokopis Pavlopoulos, com o intuito de formar um governo se a segunda força não conseguir. O presidente do conservador Nova Democracia recebeu nesta sexta o mandato para tentar formar um executivo, mas ainda não existem indícios de que isso se consumará.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.