Hackers russos leram e-mails trocados por Obama, diz NYT

Hackers russos teriam conseguido ler e-mails do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de acordo com uma denúncia do jornal “The New York Times”, que cita fontes do governo. A fonte disse que os e-mails foram lidos em 2014, durante uma invasão à rede de computadores da Casa Branca.

Os hackers, porém, só teriam tido acesso às mensagens chamadas de “não classificadas” que, apesar de não serem sigilosas, contêm informações importantes, como conversas com diplomatas e debates políticos. Esses e-mails não são do sistema de Obama, mas sim de pessoas que conversaram com ele. Ainda não se sabe quantas mensagens foram violadas nem o conteúdo total lido pelos russos. No mês passado, funcionários do governo norte-americano admitiram que houve um ataque cibernético em 2014, mas não confirmaram que tinha partido da Rússia. De acordo com a rede CNN, os hackers teriam invadido o sistema do Departamento de Estado para usá-lo de trampolim para o acesso à rede da Casa Branca. O Kremlin, por sua vez, reagiu às acusações norte-americanas.

 “Não sei quais fontes disseram isso, mas sabemos que culpar a Rússia já virou um esporte”, afirmou Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.