Hilary Clinton: “Embargo a Cuba tem de acabar de uma vez por todas”

Foto: US Embassy / Fotos Públicas (04/11/2010)
Foto: US Embassy / Fotos Públicas (04/11/2010)

A pré-candidata à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, Hilary Clinton, proferiu um discurso nesta sexta-feira (31) no qual diz para “aproveitar a oportunidade” da fluência das negociações com Cuba, iniciadas em dezembro do ano passado. Para Clinton, continuar com os embargos e as atuais políticas em relação ao país caribenho é apostar em algo que fracassou. As informações são do jornal El País.

“Temos que decidir entre interagir e o embargo, entre apostar em uma maneira nova de pensar ou continuar com a dinâmica da Guerra Fria”, afirmou Hilary, em fala convocando o Congresso norte-americano a acabar com as políticas de embargo a Cuba.

Hilary vem aproveitando a onda da opinião pública dos Estados Unidos que parece estar aceitando mais a aproximação com Cuba. Em Miami, onde vive 80% da comunidade cubano-americana dos EUA, tradicionalmente contra a reaproximação, uma pesquisa indicou que este cenário está mudando e cada vez mais cubanos residentes na cidade são a favor da reconciliação.

A ex-secretária de Estado ainda disse, em um discurso na Universidade Internacional da Flórida, que o “o povo cubano esperou o suficiente por uma mudança.” e que “o embargo tem de acabar de uma vez por todas”.

“Convoco o presidente da Câmara de Deputados [John] Boehner e o líder do Senado [Mitch] McConnell para que deem um passo adiante e respondam ao chamado. Uma grande maioria quer uma relação melhor com Cuba”, reiterou Clinton, cutucando os líderes republicanos no Congresso, em referência às várias pesquisas que demonstram que uma grande maioria de norte-americanos apoia a política de normalização das relações iniciada pelo presidente democrata Barack Obama.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.