No primeiro debate do Partido Democrata, realizado na noite desta terça-feira (13), os pré-candidatos da legenda que querem suceder Barack Obama na Presidência discutiram temas como o “emailgate”, o Oriente Médio, o controle das armas de fogo e a política econômica do país.
A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, a preferida nas pesquisas, como já era esperado, se destacou no debate, assim como um de seus opositores, o senador pelo Estado de Vermont, Bernie Sanders.
Em um dos momentos de destaque, o senador apoiou a rival dizendo estar farto de debater o “emailgate”, como foi chamado o uso ilegal de Hillary de seu email particular para tratar assuntos do governo quando foi Secretária de Estado.
“Estou cansado de debater essa questão, são milhares de norte-americanos que vivem na pobreza e não podemos perder tempo falando desses emails”, disse.
A ex-primeira-dama agradeceu a atitude de respeito, entre os aplausos do público presente no auditório de Las Vegas. “Eu assumi minhas responsabilidades, mas hoje não quero falar de meus e-mails, mas dos problemas dos norte-americanos”, acrescentou.
Oriente Médio
A estratégia que o país deve ter diante da situação da Síria foi o tema que gerou o primeiro enfrentamento entre Hillary e Sanders. A esposa de Bill Clinton propôs um espaço aéreo restringido.
“Não quero tropas norte-americanas na Síria, mas sim uma coalizão contra o Estado Islâmico (Ei,ex-Isis) que inclua a todos, desde os países árabes até a população da região”, apontou.
Sanders, por sua vez, considerou que uma “no fly zone” seria perigosa e resultaria em graves problemas. “Não apoiarei jamais uma participação dos EUA em ações unilaterais. Farei de tudo para o país ficar longe” disso, agregou.
Armas
Hillary ainda falou de sua vontade de regular a distribuição das armas de fogo. Sanders, como representante de um estado rural, apelou pela necessidade de uma “solução comum” ao problema.
A restrição do acesso às armas é uma das bandeiras do governo de Obama, apesar de ele ter sofrido derrotas neste sentido no Congresso, que tem maioria republicana.
Além de Clinton e Sanders, participaram do debate o ex-governador de Maryland, Martin O’Malley, o governador de Rhode Island, Linclin Chaff, e o senador Jim Webb.
Bill Clinton
Bill Clinton mostrou seu apoio a esposa nas redes sociais: “O que está acontecendo em Las Vegas mostra que Hillary é a mais qualificada para se tornar presidente dos Estados Unidos”, disse, usando a hashtag #EstouComEla.
Deixe um comentário