Hollande: “A mudança começa agora”

François Hollande, eleito presidente da França neste domingo, dia 6, afirmou em seu primeiro discurso  após as eleições que os franceses “optaram pela mudança” e que ele está ciente das responsabilidades provenientes da confiança depositada nele pelo povo. “A mudança que eu proponho deve estar à altura da França. Ela começa agora”, disse.

Hollande, que é o primeiro presidente  do Partido Socialista eleito depois de 17 anos, marca a volta da esquerda ao comando do País. Emocionado, o novo presidente comemorou a sua vitória diante de uma multidão em festa em uma praça na cidade de Tulle, seu reduto eleitoral no centro do país, e disse estar “profundamente agradecido” a todos os seus eleitores.

Logo depois foi a vez do seu adversário, o atual presidente Nicolas Sarkozy, do partido União por um Movimento Popular (UMP), falar ao povo francês em Paris. Admitindo a derrota, Sarkozy lembrou seus cinco anos de governo, agradeceu aos eleitores e se disse honrado por ter governado o país. “Desde o início, dei meu melhor para proteger o povo francês da crise opressiva que atingiu o mundo nos últimos anos. Deixo a presidência com um amor ainda maior pela França.”

Aos seus partidários, Sarkozy disse que continuará se envolvendo nos assuntos políticos do país e pediu “respeito” ao adversário. “Vocês ainda podem contar comigo para lutar pelos seus ideias, porém meu lugar não será mais o mesmo – após anos vivendo com a responsabilidade de governar. (…) Hollande é o novo presidente da França e deve ser respeitado”, disse.

As eleições de domingo
Após o fechamento das seções de votação pontualmente às 20 horas (15 horas no horário de Brasília), os institutos CSA, TNS, Sofres e Ipsos apontam a vitória de Hollande com 52% dos votos, enquanto Sarkozy teve 48% dos votos. O resultado fez de Hollande o primeiro presidente socialista eleito desde François Mitterrand, que governou a França entre 1981 e 1995.  Já Sarkozy amarga a marca de ser o primeiro presidente francês desde 1981 a não conseguir uma reeleição.

Leia Mais
Bocas de urna apontam vitória de Hollande na França
Eleições na França podem mudar os rumos da Europa


Comentários

2 respostas para “Hollande: “A mudança começa agora””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.