Human Rights Watch elogia Brasil em relatório

Em relatório divulgado nessa quinta-feira, 31 de janeiro, a Human Rights Watch (HRW) louvou o Brasil pelas ações que o Governo tem feito na busca pela justiça em relação a época da Ditadura Militar (1964-1985), quando não apenas um, mas dezenas de direitos humanos foram violados na tentativa de opressão, na base de violência, contra aqueles que se opunham ao poder militar. Entre os destaques, a ONG citou a criação da comissão nacional da verdade, que tem como objetivo apurar e julgar os casos de abuso naquela época.

No mesmo evento, a HRW se disse preocupada com a situação na Cuba e na Venezuela. Quanto a ilha caribenha, a ONG condenou o fato de o país ser o único da América Latina onde qualquer forma de dissidência política não ser encarado de forma democrática, pelo contrário, a opressão na Cuba é o mais comum. Segundo o relatório, o Governo de Raul Castro se sustenta através de detenções inexplicadas, uso da força e reclusão do restante do mundo.

As críticas a Venezuela foram feitas também direcionadas ao Governo Hugo Chávez, que para a HRW, centraliza poderes que não seriam normalmente do executivo. Dessa forma, o Estado pune, censura e intimida sua população de acordo com seus interesses. Entre os pontos preocupantes do país sul-americano, também foi levantada questão do sistema prisional venezuelano, considerado o mais violento do planeta. O Brasil também foi citado nesse ponto pela alta lotação de seus presídios e suas condições desumanas e mal fiscalizadas, o que contribui para a propagação de doenças por um lado, e violência pelo outro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.