A Guarda de Finanças está realizando nesta terça-feira (19) uma série de inspeções nas sedes das emissoras Mediaset e Sky e no prédio da Lega Calcio Serie A, que administra a primeira divisão do futebol italiano, para checar irregularidades em contratos para a transmissão de partidas de futebol.
Através do Núcleo Especial da Tutela de Mercados (Antitruste), as autoridades querem verificar documentos que comprovem acordos que limitaram a concorrência na compra dos direitos televisivos de 2015 a 2018, venda essa que ocorreu em junho de 2014.
As investigações apontam que as empresas e a Lega violaram leis europeias antitruste e se ajudaram para conseguir fechar as compras. A Sky comprou, na prática, os direitos de transmissão via satélite de todos os jogos da temporada por 572 milhões de euros, enquanto a Mediaset pagou 373 milhões de euros em direitos referentes a 248 partidas, dos oito principais clubes do país. Além disso, a Mediaset pagou outros 300 milhões de euros por 132 partidas consideradas menores e que poderiam ser transmitidas em multiplataformas.
Deixe um comentário