O Japão homenageou nesta terça-feira (10) as 105,4 mil vítimas dos bombardeios aéreos norte-americanos sobre Tóquio em 1945, há exatamente 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi realizada uma cerimônia oficial no Tóquio Memorial Hall, no distrito de Sumida, a qual contou com a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e de sobreviventes dos bombardeios.
O prédio, construído para recordar as vítimas do terremoto de 1923, é usado também como memorial dos bombardeios norte-americanos. Em seu discurso, Abe prometeu “contribuir o quanto possível para conquistar a paz duradoura no mundo”. “Com os ensinamentos das atrocidades da guerra que recaíram profundamente sobre nossos corações, devemos enfrentar com humildade o passado e fazer o melhor para contribuir para a paz”, afirmou o premier.
Abe foi o primeiro chefe de governo a participar das cerimônia anual, de acordo com os organizadores do evento.
Em 10 de março de 1945, mísseis lançados por uma aeronave modelo B-29 atingiram mais de 60 cidades japonesas, matando mais pessoas do que a bomba atômica de Nagasaki em 9 de agosto do mesmo ano. Somente em Osaka, foram mortos mais de 10 mil civis.
Deixe um comentário