O ex-governador do Estado da Flórida (1999-2007), irmão do ex-presidente norte-americano George W. Bush (2000-2008) e filho de outro dirigente máximo da nação, George Bush (1989-1993), Jeb Bush, de 62 anos, vai anunciar nesta segunda-feira (15) a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. O discurso dele será feito em Miami, capital do Estado que governou por sete anos.
Segundo o jornal norte-americano New York Times, o irmão e o pai que estiveram no poder não estarão em Miami para o anúncio. Ele estará acompanhado da sua esposa, Columba Bush, e dos seus três filhos. Ainda de acordo com a publicação, Jeb Bush não vai usar o sobrenome durante a campanha – em um vídeo divulgado no domingo (14) ele é chamado apenas de “Jeb”, com um ponto de exclamação. Seus adversários republicanos mais fortes são os senadores Ted Cruz, do Texas, e Rand Paul, de Kentucky.
Ele será o 11º republicano a se candidatar e é considerado o favorito para disputar a sucessão de Barack Obama contra o Partido Democrata, provavelmente representado por Hillary Clinton.
Ao seu favor, pesam a boa imagem de governo conservador realizado na Flórida, a alta taxa de popularidade conquistada no Estado e a gigantesca rede de apoio que a família Bush possui nos Estados Unidos. Ainda assim, assessores acreditam que será preciso “paciência” durante o período antes das prévias do partido, principalmente pelas criticas que deve receber pelos governos de seus familiares.
A eleição presidencial dos Estados Unidos será a 58ª edição e acontecerá no dia 8 de novembro de 2016, uma terça-feira. Antes, os partidos escolhem seus candidatos por meio de prévias que acontecem em vários Estados do país em períodos intervalados.
Vídeo de Jeb Bush divulgado neste domingo (15) pela sua campanha:
Deixe um comentário