O comediante Jimmy Morales, de orientação conservadora, tomou posse como novo presidente da Guatemala na última quinta-feira (14), prometendo acabar com a pobreza e a corrupção no país, mas sem apresentar propostas concretas.
O novo chefe de Estado guatemalteco assume uma nação que sofre com profundas desigualdades sociais e tem mais da metade de sua população abaixo da linha de pobreza.
Em discurso de posse, Morales prometeu lutar contra a corrupção e disse que país está passando por um renascimento. “Não tolerar a corrupção nem o roubo. Isso é algo que, sim, podemos cumprir e vamos fazer desde o primeiro dia”, declarou.
“Disseram-me que isso é impossível, que precisaria de um milagre, mas eu acredito em milagres”, defendeu Morales.
Com seu lema “Sem corrupção ou ladrões”, ele representa a frustração de milhões de cidadãos após uma série de investigações que levaram a renúncia e prisão do ex-presidente Otto Pérez Molina em setembro, poucos dias antes do primeiro turno eleitoral. Oposição questiona o novo mandatário sobre seu plano que ação, que nunca foi apresentado oficialmente, no entanto. Histórico – Morales, de 46 anos, que concorreu pela Frente de Convergência Nacional (FCN), conquistou a Presidência com quase 70% dos votos.
Amparado por seus estudos de teologia, ele soube conquistar o eleitorado com discursos cheios de parábolas bíblicas, piadas populares e lembranças de sua infância humilde.
Deixe um comentário