O aniversário de 89 anos do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, que acontecerá no próximo dia 13, será celebrado em Havana com um espetáculo musical intitulado “Rumba Grande para Hombres Inmensos”. Esta é a primeira festividade relacionada à data anunciada pela imprensa local até agora.
“No dia 12 de agosto, no Palacio de la Rumba, a partir das 18h, o projeto Team Cuban de la Rumba apresentará o XVII [encontro] ‘Rumba Grande para Hombres Inmensos’”, publicou o diário Juventud Rebelde.
Também serão comemorados os aniversários de René González Sehwerert e Fernando González Llort, que ficaram presos nos Estados Unidos por 15 anos sob acusações de espionagem e são considerados heróis nacionais pelos cubanos.
O jornal explicou que a homenagem é uma “iniciativa que os ‘rumberos’ do país realizam há vários anos” e que, em 2015, contará com a participação “do grupo folclórico de cantos espirituais Nsila Cheche, dos grupos Timbalaye, Addaché e Iyerosun”, além do poeta Revesón e de parte dos Guaracheros de Regla, tradicional banda de música popular.
Já o pianista Frank Fernández será um dos convidados de honra da festa, que será patrocinada pelo Instituto Cubano de la Música, pelo Comité Internacional por la Paz y la Justicia e pela empresa estatal cultural Ignacio Piñeiro. O presidente da Bolívia, Evo Morales, também confirmou sua presença nas festividades pelo aniversário de Fidel Castro e ainda convidou outros mandatários para acompanhá-lo.
O líder cubano deixou seus cargos oficiais quando ficou doente em julho de 2006. Desde que se recuperou, ele ainda faz algumas aparições públicas, como no mês passado, quando se encontrou com oficiais e trabalhadores do Ministério do Interior e das Forças Armadas cubanas.
Deixe um comentário