Freddie Grey, um jovem negro norte-americano, morreu em um hospital de Baltimore cerca de uma semana após ter sido detido por quatro agentes da Polícia local. Ainda não se sabe motivo da prisão.
Um celular filmou o jovem sendo detido na noite do dia 12 de abril. Ele aparece nas imagens gritando, enquanto os policiais o colocam em uma van. Menos de uma hora mais tarde, ele teve de ser levado ao hospital, onde chegou com 80% da coluna ferida e três ossos do pescoço quebrados. Ele entrou em coma e faleceu no último domingo (19).
Em meio a diversos casos de brutalidade policial contra jovens negros em todo o país, a população local realizou duas manifestações pedindo mais informações da polícia sobre o caso e novos atos estão programados.
A prefeita de Baltimore, Stephanie Rawlings-Blake, anunciou que será criada uma comissão independente para conduzir a investigação. “Eu entendo a frustração da comunidade e tomo muito seriamente a minha obrigação de transparência”, disse Rawlings-Blake.
Para o advogado da família da vítima, William “Billy” Murphy Jr., a cidade está tentando se “absolver” de qualquer culpa. “Acreditamos que a Polícia mantém em segredo as circunstâncias da morte de Freddie até que seja desenvolvida uma versão dos fatos que os exima de toda a responsabilidade”, apontou.
No ano passado, os Estados Unidos registraram uma série de protestos contra a violência policial e racial. Um dos casos mais famosos foi a morte do jovem Michael Brown, de 18 anos, em Ferguson, no Missouri. Ele morreu baleado pelo policial Darren Wilson, que foi inocentado pela Justiça local.
Assista o vídeo abaixo:
Deixe um comentário