Líder do grupo terrorista Taliban estaria morto, diz jornal

 

Foto: Reprodução/ panorama.it
Foto: Reprodução/ panorama.it

Segundo informações da rede Al Jazeera , o governo afegão está investigando diversas reportagens internacionais as quais afirmam que o líder do grupo terrorista Taliban, Mullah Omar, estaria morto. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (29), um  porta-voz do presidente Ashsraf Ghani disse que o governo está sabendo das reportagens e que estava tentando localizar o terrorista para confirmar as notícias.

Contudo, segundo apuraram diversos veículos internacionais, inclusive a própria Al Jazeera, o governo afegão e algumas fontes da inteligência do país confirmaram que Mullah Omar morreu há “dois ou três anos atrás”. O departamento de Estado dos EUA, através de seu porta-voz John Kirby, comunicou que não pode confirmar a morte do terrorista sunita.

Mullah Omar nasceu em 1960 em uma parte predominantemente rural do Afeganistão, no sul do país. Ele teria emergido ao poder como comandante contra a ocupação soviética na cidade de Kandahar. Omar também foi chefe de Estado do Afeganistão entre 1996 e 2001, mas foi reconhecido apenas pelos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Paquistão por causa de sua ligação com o Taliban.

Omar liderou o grupo terrorista por mais de duas décadas e, desde a invasão norte-americana ao país em 2001, não fez qualquer tipo de aparição pública. Recentemente, o Taliban tomou uma posição crítica e assumiu que o Estado Islâmico, grupo terrorista que controla partes do Iraque de da Síria, tem defeitos.  Em resposta, alguns membros do EI explicitaram se desafeto com Omar.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.