O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta quarta-feira (30), na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que a Palestina merece um “total reconhecimento” enquanto Estado.
“A Palestina, que é um Estado observador não membro das Nações Unidas, merece ser reconhecido integralmente como um Estado”, declarou Abbas, ao evocar “os enormes sacrifícios” feitos pelos palestinos e sua “paciência ao longo de muitos anos de sofrimento e exílio”.
O presidente palestino apelou igualmente ao “reconhecimento do Estado da Palestina a todos os países que ainda não o fizeram”.
Em seguida, Abbas assistiu, pela primeira vez na história da ONU, ao hasteamento da bandeira palestina na fachada da instituição internacional. “Neste momento histórico, digo ao meu povo: levantem bem alto a bandeira dos palestinos porque é o símbolo da nossa identidade”, disse Abbas durante a cerimônia ao ar livre.
No discurso prévio, o líder palestino também ameaçou deixar de respeitar os acordos com Israel caso, o Estado judaico continue a rejeitá-los, em particular ao prosseguir com a política de construção de novos colonatos na Cisjordânia ocupada.
Deixe um comentário