O centrista Emmanuel Macron, do novo partido Em Marcha!, e Marine Le Pen, candidata de extrema-direita da Frente Nacional, disputarão o segundo turno pelas eleições presidenciais da França, no dia 7 de maio. De acordo com levantamento da consultoria Ipsos, Macron obteve 23,9% dos votos e Le Pen 21,7%.
Na noite da votação neste domingo (23), cerca de 300 manifestantes antifascistas foram reprimidos pela polícia, na Praça da Bastilha, em Paris. Duas pessoas ficaram feridas e três foram presas. O grupo se posicionava contra ambos os candidatos mais votados.
O ex-banqueiro de bandeira neoliberal é favorito contra Le Pen, defensora de restrições a imigrantes e da saída da França da União Europeia.
A eleição deixa de fora os dois principais partidos franceses, o Republicano e o Socialista. Após o anúncio dos resultados,o liberal recebeu o apoio de diversos setores, da esquerda e também dos conservadores, para formar uma frente e derrotar Le Pen.
Macron, que trabalhou no banco de investimentos Rotschild e foi ministro da Economia de Hollande, é um recém-chegado à cena política. Aos 39 anos, espera tornar-se o presidente mais jovem do país, enquanto a líder da Frente Nacional tenta ser a primeira mulher a alcançar o posto de chefe de Estado na França.
Leia aqui: “A televisão será decisiva nas eleições da França”
Leia também: “Emmanuel Macron será eleito na França e decepcionará”.
Leia mais: “A maluca corrida presidencial francesa”
Comparecimento
Na eleição mais disputada da história recente da França, quase 70% dos eleitores franceses já tinham votado até as 17h (horário local). O percentual de 69,42% é ligeiramente inferior aos registrados em 2012, de acordo com o Ministério do Interior. O pleito encerrou-se às 20h.
Cerca de 77% dos eleitores franceses foram às urnas neste domingo, 23 de abril. O índice de participação foi menor que o de 2012 e, no segundo turno, o engajamento dos eleitores que não compareceram pode ser decisivo.
O conservador Francois Fillon e o esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que de acordo com as pesquisas eleitorais também tinham chance de ir ao 2º turno, ficaram empatadas com 19,5% dos votos, segundo pesquisa divulgada pelo jornal francês Le Monde. O socialista Benoit Hamon obteve 6,2% dos votos.
*Com Agência Brasil
Deixe um comentário