O advogado Sadiq Khan, 45, do Partido Trabalhista, será o primeiro prefeito muçulmano de Londres. Ele foi eleito com 1.310.143 votos (57%), contra 994.614 (43%) dados ao candidato conservador Zac Goldsmith.
Os perfis dos dois principais candidatos eram bem contrastantes: Khan é filho de um motorista de ônibus paquistanês e de uma costureira; Goldsmith é um bilionário, casado com uma Rothschild. Khan estudou em colégio público; e Goldsmith, no elitista Eton.
Durante a campanha, Khan foi alvo de muitos ataques: o primeiro-ministro conservador David Cameron e o próprio Goldsmith insistiram em retratá-lo como alguém ligado a extremistas muçulmanos, mas fracassaram: “Sua visão positiva e sua dignidade derrotaram uma campanha do medo e de divisão”, afirmou o trabalhista Ed Miliband.
Já antevendo as críticas, Khan escolheu como lema de sua campanha o slogan “prefeito para todos os londrinos”: “Quero que todos os londrinos tenham as mesmas oportunidades que nossa cidade me deu: uma casa que eles podem pagar, um trabalho altamente qualificado, um salário decente, um sistema de transporte acessível e um ambiente moderno, seguro, e limpo”, dizia seu site de campanha. E adaptou o slogan utilizado pelo presidente Barack Obama na sua primeira eleição: “#YesWeKhan”.
Khan é um político experiente. Membro do Parlamento desde 2005, ele foi ministro de Estado para as Comunidades (2008-2009) e ministro dos Transportes (2009-2010) no governo do premiê trabalhista Gordon Brown. Em seu discurso após a vitória, declarou: “Quero agradecer a cada londrino por fazer o impossível possível hoje”.
Na Prefeitura de Londres, o trabalhista substituirá o conservador Boris Johnson, que comandou a metrópole nos últimos oito anos e hoje é considerado um forte concorrente à sucessão de David Cameron.
Deixe um comentário