Os habitantes da Nova Zelândia começaram nesta sexta-feira (20) a votar no primeiro referendo para alterar ou não a bandeira do país. Ao todo, os neozelandeses podem escolher entre cinco desenhos, escolhidos por uma comissão de especialistas a partir de uma lista com 40 opções, por sua vez tiradas de mais de 10 mil ideias sugeridas pelas pessoas.
As alternativas são bastante diferentes da atual bandeira, que conta com o símbolo do Reino Unido no canto superior esquerdo e quatro estrelas vermelhas formando a constelação do cruzeiro do sul em um fundo azul. Das cinco opções, três contam com a “silver fern”, uma folha de samambaia prata, que é um dos principais símbolos do país e usada pela seleção neozelandesa de rúgbi e pelas Forças Armadas. Outra tem o koru, uma planta típica da nação, e a quinta representa os Alpes Meridionais da Nova Zelândia.
O referendo prossegue até 11 de dezembro, e o estandarte vencedor irá para uma espécie de segundo turno, em março de 2016, com a bandeira atual. A mudança é defendida pelo primeiro-ministro conservador John Key, que quer um símbolo que reflita a identidade nacional do país.
Os apoiadores da alteração dizem que a bandeira vigente, adotada em 1902, é um resquício da era colonial britânica, além de ser muito semelhante à da Austrália. Ainda assim, as pesquisas mostram que 65% das pessoas são contra a mudança.
Deixe um comentário