No Equador, Lula defende a plena integração da América Latina

lula-unasur-ricardo-stuckert-fotos-publicas-03-12-2014
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em evento paralelo à Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), no Equador, que a América Latina não pode retroceder, defendendo o processo de integração regional promovido nos últimos anos.

“Temos feito enorme esforço para superar o papel que nos atribuíram no passado de meros exportadores de produtos primários. O caminho para o futuro passa pelo conhecimento, pela identificação de oportunidades e complementariedades no processo produtivo”, apontou.
   

Em palestra no seminário internacional “Integração e Convergência na América do Sul”, Lula destacou que avanços regionais possibilitaram o combate à desigualde, o fortalecimento da democracia e o crescimento econômico. “Ampliamos o acesso à educação e à saúde pública e trabalhamos para melhorar sua qualidade”, disse.
   

“A crise econômica mundial teve um efeito inibidor sobre as iniciativas de integração. Como se tivéssemos que esperar o fim da crise para voltar a tratar da integração. Estou convencido de que é justamente o contrário: quanto mais nos integrarmos, melhores serão as nossas condições para enfrentar e superar os efeitos da crise”, acrescentou o ex-mandatário. 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.