O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece empatado com sua rival democrata, Hillary Clinton, segundo uma pesquisa de intenção de voto realizada pela agência Reuters e pelo instituto Ipsos, divulgada nesta sexta-feira (2). No levantamento Trump tem apoio de 40% do eleitorado, contra 39% de Hillary. A pesquisa Reuters/Ipsos ouviu 1.804 eleitores nos 50 Estados norte-americanos e tem margem de erro de três pontos percentuais.
Em seu artigo Democratas sonham, Osmar Freitas Jr. mostra que os democratas acreditam que, além da Casa Branca, vão conquistar também a maioria no Congresso. E adverte: mesmo que Trump fracasse, “não se pode dizer que os democratas pegarão sequer a maioria no Senado, onde lhes faltam seis partidários para isso”. Na Câmara, obter a maioria será ainda mais difícil.
Mas uma vitória na eleição presidencial não é improvável. Muitos levantamentos mostram a candidata democrata na frente. A média de pesquisas calculada pelo site Real Clear Politics segue dando uma vantagem de 3,2 pontos percentuais para Hillary. A democrata aparece com 41,4% da intenção de voto, contra 38,2% de Trump.
De acordo o próprio levantamento da Reuters/Ipsos, Hillary permanece com maiores chances de vencer a eleição, porque ela permanece com a maioria no Colégio Eleitoral, com 332 delegados, contra 206 de Trump. Segundo a análise do estatístico Nate Silver, do site Fivethirtyeight, Hillay tem 72,2% de chances de vencer a eleição, enquanto Trump tem 27,7%.
Deixe um comentário