Sucessor do ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, o presidente eleito Mohamed Morsi começará a preparar sua equipe de governo nesta segunda-feira, dia 25. Morsi é o primeiro presidente democraticamente eleito no Egito após a ditadura de Mubarak, que durou cerca de 30 anos.
O atual Conselho de Ministros, liderados pelo primeiro-ministro Kamal Ganzouri, fará sua última reunião hoje antes de apresentar sua renúncia, obrigada pela constituição egípcia. Contudo, a renúncia poderá não ser aprovada pelo exército do país.
O juramento de Mohamed Morsi deverá ser prestado diante da corte constitucional, pois o parlamento egípcio foi dissolvido pelo conselho militar do país. A vitória de Morsi na eleição pela presidência foi confirmada após este garantir 52% dos votos no segundo turno disputado contra o general reformado Ahmed Shafiq.
Em seu primeiro discurso como representante eleito, Morsi disse que será “o presidente de todos os egípcios”, e reafirmou que o país manterá o compromisso com todos os acordos internacionais assinados. O novo presidente também frisou que o Egito deseja manter a paz com o resto do mundo, mas que possui capacidade de defesa caso seja atacado.
Mohamed Morsi será oficialmente alçado ao poder no próximo dia 30 de junho, quando a cúpula militar que ficou responsável por comandar o país após a renúncia de Mubarak dará lugar ao novo presidente.
Deixe um comentário