O jornal colombiano El Espectador divulgou nesta quarta-feira (20) que 78 pessoas morreram nos deslizamentos de terra em Salgar, na Colômbia, resultado das chuvas que caíram na região durante o final de semana. Segundo autoridades, o número deve aumentar. Entre as vítimas, 39 já foram identificadas pela medicina legal, por meio de um trabalho de envio dos corpos para Medellín, cidade mais próxima, a 100 quilômetros. Ainda de acordo com a publicação, há 40 feridos e 542 pessoas desabrigadas.
O município de Salgar teve parte de sua estrutura varrida pela avalanche de lama e pedras que caiu das montanhas próximas ao local. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou que vai beneficiar as pessoas que perderam suas casas com o programa social do governo, chamado Viviendas Gratis, que concede residências novas a pessoas de classe baixa. Ele também mandou enviar tratores e instrumentos para ajudar na coleta dos escombros. Uma equipe da Cruz Vermelha, formada por médicos, já está na cidade para ajudar nos resgates.
O governador da província de Antioquia, Sergio Fajardo, disse na noite desta terça que os serviços de gás e de luz já foram restabelecidos, mas que a água ainda não tem prazo para voltar. Ele também minimizou a possibilidade de uma nova avalanche acontecer, apesar da previsão de novas chuvas fortes na região. O governo do Equador, país vizinho, também mostrou solidariedade à tragédia e ofereceu ajuda na busca por sobreviventes. “Quito deixa sua ampla disposição para colaborar com o que a Colômbia precisar neste momento de desastre natural”, informou, em nota.
Veja um dos vídeos feitos no momento da avalanche:
Deixe um comentário