O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a dizer nesta quarta-feira (05) que a única alternativa ao acordo nuclear com o Irã é a guerra. Segundo ele, uma recusa do Congresso norte-americano em ratificar o tratado pode causar um novo conflito no Oriente Médio.
“Tentemos não usar meios termos: a escolha é entre a diplomacia e alguma forma de guerra. Aqueles que dizem que podemos esquecer o acordo e continuar com as sanções veem apenas uma fantasia”, declarou o mandatário.
Para Obama, qualquer vantagem que Teerã possa tirar do fim dos bloqueios é inócua quando comparada ao perigo que representaria se a nação persa conseguisse ter armas atômicas. “O acordo nuclear não resolve todos os nossos problemas com o Irã, mas atinge o nosso principal objetivo de segurança”, acrescentou o presidente.
Por outro lado, o presidente norte-americano ressaltou que as sanções serão “rapidamente restabelecidas” se o tratado for violado. Firmado em Viena, na Áustria, o pacto nuclear prevê a eliminação progressiva dos bloqueios impostos à economia iraniana nos últimos anos. Em troca, Teerã limitará suas atividades atômicas e permitirá a realização de controles periódicos da Organização das Nações Unidas (ONU) em suas instalações. Além disso, o governo vai interromper o enriquecimento de urânio nas usinas de Natanz e Fordow.
Deixe um comentário