O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira (18) que vai proibir o uso de alguns equipamentos militares pela polícia norte-americana. Além disso, serão adotadas normas mais rigorosas para a compra deste tipo de arma no país. O anuncio foi feito por Obama durante uma visita ao estado de New Jersey. O objetivo da decisão é coibir atitudes abusivas por parte da polícia.
Quando citou a medida que visa restringir o uso dos equipamentos militares, o presidente voltou a comentar sobre a importância de restaurar a confiança da comunidade nas forças policiais: “Um dos nossos objetivos é modificar como a polícia interage com as comunidades”, afirmou.
A decisão integra um plano de ações que visa melhorar a relação entre a polícia e a população, principalmente após os incidentes ocorridos nos últimos meses em Ferguson, no Missouri, onde um policial branco assassinou um jovem negro, e Baltimore, em Maryland, quando outro homem negro foi morto depois de ser violentamente atacado pela polícia enquanto estava sob custódia.
As normas seguem as diretrizes de um grupo de trabalho, criado em dezembro do ano passado, que estabeleceu que a polícia norte-americana não poderá mais utilizar veículos blindados com armas de grande calibre ou lança-granadas. Em relação à outros tipos de equipamentos, incluindo armas antimanifestação e algumas variedades de munição, terão as condições de aquisição mais rigorosas e restritas.
Segundo a agência de notícias do Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos), o exército forneceu às polícias locais norte-americanas, somente em 2013, nada menos de que US$ 450 milhões (cerca deR$ 1,3 bilhão) em material militar.
Deixe um comentário