Papa diz que vencer a ‘indiferença’ trará paz ao mundo

Papa Francisco - Foto: Benhur Arcayan / Malacañang Photo Bureau
Papa Francisco – Foto: Benhur Arcayan / Malacañang Photo Bureau

    “Vença a indiferença e conquiste a paz” foi o tema escolhido pelo papa Francisco para o próximo Dia Mundial da Paz, celebrado no dia 1º de janeiro de 2016, anunciou o Vaticano nesta terça-feira (11). A mensagem será enviada para as chancelarias de todo o mundo e traça também a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se inicia. Além de divulgar o título do documento, o Vaticano publicou os pontos principais que serão utilizados na mensagem e a indicação de que o Pontífice quer endereçar sua diplomacia e a sua política na direção de uma luta contra a indiferença.

    Ele apela para que “as famílias, os formadores de opinião, os professores, a mídia e os operadores culturais” abracem a causa. “O aumento das informações não significa, por si só, um aumento da atenção aos problemas se não for acompanhado por uma abertura da consciência e do senso social”, diz o documento. Por isso, é preciso que todos abracem a questão porque a “indiferença só pode ser vencida se for afrontada de maneira conjunta”.

    O texto que acompanhou a divulgação vaticana destaca ainda que “a paz precisa ser conquistada porque não é um bem que é obtido sem esforço, sem conversas, sem criatividade e confronto”. Segundo Jorge Mario Bergoglio, o desafio só será vencido se as pessoas se sensibilizarem para o problema e criarem um “senso de responsabilidade” sobre as gravíssimas questões que atingem a família humana, como “a violação das liberdades e dos direitos dos povos, o aproveitamento e a escravização das pessoas, a corrupção e o crime organizado, as guerras e os dramas dos refugiados”.

    A mensagem de 2016 lembra a que foi divulgada no início deste ano, que tinha como título “Não mais escravos, mas irmãos” e que condenava o tráfico internacional de pessoas e a escravidão em suas mais diferentes formas. O desafio lançado pelo líder da Igreja Católica já deve começar a ser trabalhado nas próximas ocasiões em que Francisco falará a públicos internacionais, começando pelos discursos que ele fará em setembro na Assembleia Geral das Nações Unidas e no Congresso dos Estados Unidos.


Comentários

2 respostas para “Papa diz que vencer a ‘indiferença’ trará paz ao mundo”

  1. O mundo não terá paz desculpe Santo Padre mais seu pensamento é o mesmo dos comunistas, esse negocio de vencer as diferenças, igualdade isso nunca deu certo neste mundo e nem dará pois já estamos no tempo do fim e nossa esperança é na vinda de Jesus para nos dar um novo céu uma nova terra ai sim teremos paz e uma vida perfeita.

  2. Avatar de Glória Anaruma
    Glória Anaruma

    Bergollio começou bem, mas como todo esquerda se revelou um cara que fala e nada produz. Ora, chineses cristãos são perseguidos ao enfrentando os comunistas por tirarem uma cruz, os cristãos que vivem no Afgnanistão, Oriente Médio estão sendo explodidos, afogados, queimados, degolados, mulheres são vendidas como escravas sexuais ou mortas junto com crianças, o que de concreto o Bergollio fez? Nada. Não me representa, não está apascentando as ovelhas que Deus lhes confiou. O mundo cheira, sente, vê, e tenho vergonha deste eleito, porque queria ter um pastor para mirar antes de meus olhos fecharem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.