No dia em que completa dois anos como líder da Igreja Católica, o papa Francisco confessou “sentir” que seu pontificado será “breve”.
“Tenho a sensação que meu pontificado será breve, de quatro ou cinco anos. Ou de dois, três, não sei. Bem, dois anos já se passaram. É um pequeno sentimento vago”, afirmou Jorge Mario Bergolio, em entrevista à emissora mexicana Televisa. Na mesma entrevista, Francisco também confessou que sua maior “penitência” como pontífice é “viajar”.
“Não gosto de viajar. Acho que essa é minha maior penitência”, afirmou. “Sou muito ligado ao habitat, como uma neurose”, continuou papa, brincando que é preciso “tratar bem os neuróticos”. “Não gosto de viajar, assim como não gostava de vir a Roma antes de me tornar papa”, admitiu. Francisco foi eleito líder da Igreja Católica em 13 de março de 2013, após a histórica renúncia de Bento 16.
Aos 78 anos de idade, ele é o primeiro papa jesuíta de origem latino-americana.
Em seus dois anos na cúria, o papa tem promovido reformas fiscais e sociais, quebrando paradigmas em temas sensíveis aos católicos conservadores, como união homossexual e divórcio.
Deixe um comentário