O papa Francisco oficializou nesta terça-feira (27) as nomeações de Corrado Lorefice e Matteo Zuppi como novos arcebispos de Palermo e Bolonha, na Itália, respectivamente.
Eles assumem os lugares dos cardeais Paolo Romeo e Carlo Caffarra – ambos de 77 anos -, que estavam demissionários devido à idade. Lorefice, 53, era pároco de Modica e vigário episcopal para a pastoral da diocese de Noto, enquanto Zuppi, 60, era assistente eclesiástico da Comunidade de Santo Egídio e bispo auxiliar da diocese de Roma.
Ambas as nomeações representam um sinal de “descontinuidade” por parte do Pontífice, e não apenas por causa da “pouca” idade dos prelados convocados a assumir duas arquidioceses de peso, mas também devido à sua característica de dar atenção aos mais necessitados.
Tanto Lorefice quanto Zuppi estão em linha com o desejo de Francisco de ter uma “igreja pobre e para os pobres”. O primeiro, de caráter muito simples, é uma figura bastante atuante contra o poder da máfia na Sicília, já o segundo costuma realizar ações em benefício de imigrantes e ciganos.
Zuppi também foi um dos mediadores dos acordos assinados em Roma que levaram a paz a Moçambique após 17 anos de guerra civil.
Deixe um comentário