Em um vídeo direcionado aos habitantes da República Centro-Africana, última etapa de sua viagem à África, que acontece entre 25 e 30 de novembro, o papa Francisco disse que irá ao país como um “mensageiro da paz”. A visita do Pontífice à RCA chegou a ser colocada em dúvida nos últimos dias devido a conflitos internos, mas agora parece estar confirmada. “Estarei pronto a apoiar o diálogo inter-religioso para encorajar a convivência pacífica no seu país. Sei que é possível, porque somos todos irmãos”, disse Jorge Bergoglio.
A República Centro-Africana será a terceira etapa de sua viagem, após Quênia e Uganda. “Não tivemos elementos novos de preocupação, por isso o programa continua sendo aquele previsto. O Papa espera vivamente poder levar sua mensagem de paz”, declarou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Existe ainda a expectativa de que Francisco abra em Bangui, capital da RCA, a primeira Porta Santa do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, antecipando de 8 de dezembro para 29 de novembro o início da celebração, uma das mais importantes do catolicismo.
Dona de uma das menores expectativas de vida do mundo, 48 anos, a República Centro-Africana convive com conflitos inter-religiosos entre grupos cristãos e muçulmanos. Atualmente, a nação é comandada pela presidente interina Catherine Samba-Panza.
Deixe um comentário